A máfia da blogosfera
03
Set 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 20:24link do post | comentar

Num país decente, a substituição de um programa noticioso por outro e a demissão de uma direcção de informação de uma estação de televisão seria assunto que não interessaria aos partidos políticos a ponto de haver conferências de imprensa de todos, repito: todos. Num país decente.


Bem, voltei Tiago (não sei se bem, não sei se mal)!

Continuando:

"O que eu afirmo sobre a democraticidade de um partido social-democrata e de um partido conservador não é wishful thinking. Parte de uma concepção própria de democracia que não é apenas e só a vontade da maioria, mas sim o respeito pela minoria."

Não te esqueças o que significa ser um partido conservador em Portugal.

E concordo com o que dizes da minoria, aliás é um principio basilar da democracia liberal que quelquer partido dentro dela tem de respeitar. Nesse ponto é idêntico para um e para outros...

"O partido mais liberal de Portugal não é, de todo, o BE. O BE é liberal em algumas (ALGUMAS) causas como as drogas, o casamento gay e pouco mais. Lê o programa e as propostas..."

"Mais liberal" não significa liberal ;-) Quando digo "mais liberal" é porque é o que assume uma postura mais liberal num grande número de assuntos, aliás hoje no debate até teve por momento alguma argumentação tipicamente liberal. Aliás a posição defendida por ele para a cultura no debate em que tiveste é muito liberal.

O PSD (e já agora o PP) têm uma visão muito minimalista sobre liberalismo. Aliás sobre o PSD diria que é uma Social-Democracia de raiz personalista cristã, sendo uma organização não liberal.

Só gostava de retornar ao TVIGate. Existe uma coisa que é essencial apurar-se: se o que aconteceu é ou não legal.

Um abraço,

João

1. Não há um «conservadorismo português». Existe uma doutrina conservadora e o PSD está próximo dela. O conservadorismo é algo próximo de uma ideologia.

2. Eu sei que o PSD não é liberal. Mas acho que é o mal menor no meio de tudo o que se me apresenta.

1. Sim, mas o conservadorismo tem como principal caracteristicas conservar os valores tradicionais. E o nosso passado é profundamente diferente (oposto mesmo) do passado anglo-saxónico! Repara na descrição que dei do PSD os dois valores tradicionais e conservadores: "cristã" e "não liberal"! Julgo que não verias um conservador inglés a utilizar essas palavras pois não?

2. "Não liberal" é completamente diferente de não ser liberal. Não ser liberal pode significar ser neutro quanto ao liberalismo, ser "não liberal" é o oposto de liberal! Ou seja votarás no oposto da ideologia que defendes!
João Cardiga a 7 de Setembro de 2009 às 18:36

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar