A máfia da blogosfera
10
Ago 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 13:08link do post

Escreve-se por aí que a blogosfera está a perder aquilo que lhe dava qualidade em Portugal: o debate ideológico. Li pelo menos duas opiniões sobre o assunto e ambas concordavam entre si com a putativa mudança do discurso blogosférico: passou de pensamento político sério e mera campanha partidária – a de Bruno Sena Martins (no 5 dias) e de Pedro Mexia (na Visão).

Se é certo que começam a aparecer blogues que não são mais que comícios online de fraca qualidade, não se pode dizer que a blogosfera esteja a perder a outra parte: da discussão séria de ideias. Basta que se dê um saltinho ao blogómetro e rapidamente observamos que no topo da lista ainda estão os blogues que fizeram da blogosfera aquilo que é: os de comentário de actualidade – normalmente assinados por jornalistas – e os de discussão ideológica.
Felizmente, e digo isto enquanto autor de um dos blogues de campanha, os blogues partidários são blogues de ocasião na maioria das vezes. Todos sabemos que blogues como o Jamais ou o Simplex, o Super Mário ou o Pulo do Lobo, são blogues com o objectivo definido, uma tarefa concreta e que, depois de cumprido ou não o objectivo se esfumam completamente.
Seria péssimo, sim, que os blogues ganhassem os vícios que a opinião publicada tem na maioria das vezes, principalmente nos programas de televisão (a propósito, nos programas de televisão é mais que notória a diferença no tipo de discurso de quem vem de blogues e de quem vem do sistema). No entanto, não acho que isto já tenha acontecido. Espere-se pelo fim de Outubro, quando a ressaca passar, e tudo voltará a ser como era.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar