A máfia da blogosfera
06
Ago 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 18:32link do post

 

E aqui, em representação da minha outra casa, junto do João Villalobos fui falar um pedaço com Francisco Louçã. Hands still shaking.


Uma provocaçaozinha:

- Já consegues nomear 6 grandes bancos em Portugal?
Stran a 6 de Agosto de 2009 às 21:17

Isso foi um joguinho do senhor que não pegou, pelo menos comigo. Não, não nomeio 6 grandes bancos em Portugal. Aliás, se comparar com os outros países, não nomeio nenhum. E isso interessa para quê?

Para demonstrar que não existe uma verdadeira concorrência...
Stran a 6 de Agosto de 2009 às 21:29

Ó Stran, isso não faz sentido nenhum, pelo amor de Deus! Então só há concorrência quando há muitas empresas grandes? Ou quando as empresas são todas do mesmo tamanho? Esse tipo de argumento é desprovido de sentido.

Já ouviste falar em monopólios e certamente também em oligópolios. Ora estes acontecem quando existem poucos concorrentes, como existe no sector bancário. Nestes casos torna-se mais lucrativo que não existam elevados níveis de concorrência e diferênciação, como é o caso dos bancos. Não é à toa que independentemente da situação de cada banco existiu uma normalização do spread, existindo um aumento em todos os bancos.

Obviamente que a concorrência está directamente relacionada com o número de player, com o tamanho deles e com as barreiras à entrada. Se tiveres uma elevada barreira à entrada e a tua posição resguardada então exististirá uma maior tendência para o nível concorrencial baixe.

Pensa lá bem, que ganhos é que tu tens em melhorar a tua performance se tu sabes que esse comportamente te levará ao esmagamento das tuas margens?
Stran a 6 de Agosto de 2009 às 21:57

Stran,

Eu sei que há coisas boas de ouvir, mas o sector bancário é altamente competitivo. Não tenhas dúvidas disso. Basta que vás ver com olhos de ver os spreads praticados.

Na banca portuguesa não há cartelização e muito menos monopólio oligopólio. E se há poucos concorrentes pode agradecer-se ao BdP.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar