A máfia da blogosfera
29
Jul 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 23:25link do post | comentar

I. Recentemente foi noticiada uma medida que me parece muito, mas muito positiva por parte do Partido Socialista. A ideia é criar um espaço de livre circulação de bens, pessoas e capitais nos países da CPLP. Não sei até que ponto isto pode trazer complicações com a EU. Mas se não houver impedimentos, isto é um salto gigante na internacionalização da economia portuguesa. Os ingleses há muito têm a sua Common Wealth que deu resultados. Se for criado algo assim, as trocas comerciais e não só terão um grande crescimento. Além disso ficamos muito a ganhar à conta do Brasil e de Angola. Branco.

 
II. Também nos últimos dias o Partido Socialista prometeu algo completamente bizarro: dar um subsídio de 200€ a cada recém-nascido que só pode ser levantado quando petiz se tornar adulto. Como apoio social é ridículo. Se sou muito céptico quanto ao Estado Social, este apoio apenas aumenta o meu cepticismo. Este dinheiro não fará diferença nenhuma. Por isso, revela-se apenas uma arma de propaganda. Um partido está a prometer uma coisa que só poderá ser cumprida daqui a dezoito ou dezanove anos e a pedir votos com base nisso. Para além de ser uma forma quase discreta de comprar votos, é manifestamente estúpido. Preto.

Há alguma ironia escolher branco para significar bom, e preto para significar mau, num post em que fala da CPLP. São coisas que fazemos sem pensar...
l.rodrigues a 30 de Julho de 2009 às 07:40

Agora obrigou-me a rir. As palavras têm desde há muito significados metafóricos. E quando são ditas sem maldade, não geram problema.

Para o amigo do primeiro post, talvez não fosse má ideia consultar o dicionário das cores, no qual são feitas associações entre várias cores e o respectivo significado metafórico, sendo este um instrumento frequentemente usado na literatura e em outras formas de arte.
Anónimo a 30 de Julho de 2009 às 13:39

Para o amigo anónimo: lighten up dude.
(viu? usei uma metáfora parecida, e em inglês. Dois dicionários para esta.)
l.rodrigues a 30 de Julho de 2009 às 14:39

Oi Tiago,

Olha já vi que publicaste o meu comentário. Muito obrigado! E não precisas de ter palvras para dizer... Acontece, inflizmente, mas acontece.

Além disso até acaba por ser melhor, que assim dedico mais tempo aos espaços que valem realmente a pena, como este.

Um abraço e uma vez mais muito obrigado.
Stran a 30 de Julho de 2009 às 15:24

Como os portugueses pensam com os pés, perdão a quem não o faz.
É mais prostitutas, mais prostitutos, mais droga, mais roubos, trabalhar e fazer dinheiro, isso é que é dificil.
Ana Campos a 30 de Julho de 2009 às 17:17

Amigo l.rodrigues: não o conheço de lado algum para me tratar por "dude". Se vossa excelência ficou ofendida com o comentário que fiz, problema seu.
O certo é que se melindra com pouco e, pelos vistos, usar os vocábulos preto e branco é, para si, um acto discriminatório.
Já agora, não precisa de utilizar expressões em língua estrangeira para adornar as suas frases. Como afirmou João da Ega, personagem da obra "Os Maias", "A civilisação custa-nos caríssima com os direitos da alfandega: e é em segunda mão, não foi feita para nós, fica-nos curta nas mangas".
Anónimo a 31 de Julho de 2009 às 14:39

Amigo anónimo, não sei se o conheço ou não,porque não se identifica.

Não tenho por hábito usar estrangeirismos e se o fiz foi só para aligeirar ainda mais a minha reacção ao que escreveu. E pelos vistos foi vossa excelência que ficou ofendido com, diria eu, muito pouco.

Já não me ofendi com coisa nenhuma, assim como o Tiago, creio, não se sentiu repreendido ou alvo de ultraje da minha parte.

Apenas achei curiosa e chamei a atenção para uma potencial ironia contida no post. É evidente que preto/branco metafórico tem mais que ver com o claro/escuro do dia e da noite. E por isso um tende a significar bem e o outro mal. Mas preto e branco não deixa de ser a forma como normalmente se distinguem as duas raças, (sendo que não é consensual se esse tratamento é ofensivo ou não) e o post abordava precisamente a nossa relação com paises africanos, entre outros.

Se nada disto lhe desperta o sentido de ironia, ou de humor se quiser, não o posso ajudar.
l.rodrigues a 31 de Julho de 2009 às 17:50

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar