A máfia da blogosfera
28
Jul 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 19:12link do post | comentar

Há em Portugal três grandes ideologias que obtêm a simpatia do eleitorado: a social-democracia, o liberalismo e o conservadorismo. Apesar disso, os partidos existentes não estão alinhados com estas ideias. A social-democracia está repartida entre o eleitorado (atenção: eleitorado é diferente de direcção) comunista, bloquista, socialista e social-democrata. O liberalismo está repartido em duas vertentes: na vertente económica, chamemos-lhe assim, está disseminado principalmente entre CDS, PSD e PS; na vertente social reparte-se entre bloquistas e socialistas. O conservadorismo reparte-se essencialmente entre PSD, CDS e, arrisco, PCP.

O principal problema desta indefinição ideológica dos partidos, que não têm qualquer tipo de doutrina na sua base - é o triunfo da realpolitik, dizem - é que o eleitorado que tem uma ideologia própria tem sempre de escolher pelo mal menor. Por exemplo, um indivíduo assumidamente liberal em todas as suas vertentes tem de fazer uma opção entre, lets say, o CDS, abdicando do seu carácter algo progressista; e o Bloco, cedendo às derivas estatizantes e repressivas que tão bem conhecemos.

Seria ideal que se recriasse o espectro: três grandes partidos, ideologicamente bem alicerçados: um grande partido social-democrata, um grande partido liberal e um grande partido conservador.


E no grande partido conservador ficavam a nossa direita católica e os comunistas mais empedernidos? Hmm, curioso caldo...
l.rodrigues a 28 de Julho de 2009 às 21:01

O eleitorado do PCP, como saberá, é muito heterogéneo. Há pessoas que olham para o PCP mais com gratidão que com razão pelo seu papel na implementação da 3ª republica. Mas em conversa amena, constata que as opiniões vêm, por exemplo, de encontro ao que diz o CDS, por exemplo.

caro Tiago

em primeiro lugar, os meus parabns pela luta que deu ao animal feroz, incluindo ter sobrevivido. :)

em segundo lugar, promovi a post o comentário que ia deixar:
http://small-brother.blogspot.com/2009/07/duas-verdades-liberais.html
Vítor Jesus a 28 de Julho de 2009 às 23:39

O problema é que os Partidos em Portugal defendem muitas coisas:
O PSD é social democrata e conservador e liberal. Tudo ao mesmo tempo. O PS é social democrata e liberal. O BE é liberal. A indefinição ideológica prende-se pelo facto deles não terem ideologia, especialmente o PSD.
Daniela Major a 29 de Julho de 2009 às 14:47

Para tirar essa ilação sobre a distribuição ideológica seria necessário efectuar estudos junto da população.. Tenho grandes dúvidas quanto a essa divisão, de qualquer forma.
Maverick47 a 30 de Julho de 2009 às 03:28

Claro que isto não está fundamentado com estudos. É apenas a minha, certamente que fraca, percepção da realidade.

lol o meu argumento é sério
Maverick47 a 31 de Julho de 2009 às 01:25

"O conservadorismo reparte-se essencialmente entre PSD, CDS e, arrisco, PCP"

Penso que o "comunismo ortodoxo" merecia uma categoria autónoma.
Miguel Madeira a 31 de Julho de 2009 às 00:52

O problema é que penso que há muito poucos comunistas em Portugal. Se o Miguel for ver, a maioria dos comunistas portugueses são-no por simpatia em relação ao partido. Não defendem uma ditadura do proletariado, nem a insurreição armada. São tipicamente social-democratas ou conservadores. Claro que a direcção e alguns lá serão mesmo comunistas, mas penso que é residual...

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar