A máfia da blogosfera
14
Jul 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 09:37link do post | comentar

Este ano houve mais 70% de miúdos a não saber o mínimo exigido, longe de ser o mínimo exigível, na disciplina de Português. Não sei a causa. Incompetência dos professores, falta de trabalho dos alunos ou a quantidade de estupefacientes que a trupe ministerial deve ter em tão boa conta.

O que preocupa mesmo é o facto de quase um terço dos miúdos portugueses não ser capaz de assimilar o que de mais básico há na língua portuguesa. Poder-se-á dizer que nem todos damos para a coisa. Pode, sim senhor. Mas isso não é argumento que permita concluir que é normal um terço dos alunos portugueses não ser capaz de tirar positiva naqueles exames. Tirar um reles 3 não precisa de jeito, apenas de umas horas de bom estudo e outras tantas de bom ensino e, claro, de um ministério saudável.
Todos se preocupam imenso com os Magalhães, com os quadros interactivos, com os projectores e televisões em cada sala, com as novas oportunidades, com isto, com aquilo, mas ninguém parece estar preocupado com o fundamental: as escolas públicas portuguesas estão a criar gente burra. Estão a criar gente que não é capaz de escrever um texto, e não estou a ser exagerado. Está a criar gente que não é capaz de compreender um texto. Está a criar produtos mecânicos, tecnológicos, que não conseguem aproveitar a beleza de uma obra-prima escrita.
Venha o futuro, venha. O pior é se o futuro que nos estão a impor é pior que o presente que já temos.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar