A máfia da blogosfera
12
Jul 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 15:08link do post

disto, lembrei-me de escrever uma coisa que já estava para escrever há um bom tempo. Quando houve as eleições americanas, que interessaram mais a alguns portugueses que a muitos americanos, lembro-me de o Jon Stewart no Daily Show estar de forma constante a atacar a parelha republicana Palin e McCain, por um lado, e a fazer campanha pela parelha democrata Biden e Obama, por outro. Lembro-me até que, nessa altura, havia muitos clips do Daily Show aqui. Isto por si só não tem nada de curioso, que na América as coisas são muito transparentes neste âmbito. O verdadeiramente interessante veio depois. É que logo a seguir às eleições, Jon Stewart passou a ser oposição como os Gato Fedorento por cá são. O Daily Show retomou a sua actividade: roer as canelas de quem habita a Casa Branca. Com isso passou a ser menos vezes publicado ali, é certo, mas ganhou a minha admiração pela independência e razoabilidade.

Isto tudo porque, em Portugal, as eleições funcionam como apostas. Muitas vezes nem defendemos quem melhor nos defende. Defendemos a pessoa que está no partido que já antes tínhamos defendido (e não é admissível que tivéssemos errado na avaliação do partido no passado). E depois das eleições, em vez de sermos objectivos a analisar a governação, roendo as canelas de quem a exerce, teimamos que fizemos a escolha perfeita. É que não é admissível que o candidato que se apoiou seja, let's say, humano e, como tal, imperfeito - deve ser sinal de fraqueza. Depois acabamos com aquela malta estranhíssima que consegue defender o indefensável - coisas a que se oporia num outro contexto - apenas porque apostou no cavalo errado, ou apostou num cavalo imperfeito, e tem de ir com a aposta em diante até a ganhar.

E é assim que funcionam as mentes fechadas, militantes, sofredoras: preferem ver os calos pisados a compreender que, mesmo que seja de todos o melhor, o candidato que apoiaram não é, de todo, perfeito. Como nenhum pode ser. Eu apoio uma candidatura para as próximas legislativas, é certo. Mas é igualmente certo que a partir de dia 27 de Setembro as palmadinhas nas costas acabam e vou ser muito pouco negligente na crítica.


Qual é?
Stran a 13 de Julho de 2009 às 11:58

Qual é o quê?

Qual a candidatura que apoias?
Stran a 13 de Julho de 2009 às 18:56

Manuela Ferreira Leite. Pensei que já tinha de alguma forma «mostrado» isso.

Não quis ser preconceituoso :)

Então boa sorte pois acho que vais precisar de muita para te manteres fiel a esse apoio ;)
Stran a 14 de Julho de 2009 às 00:39

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar