Claro que quando há um investimento desmesurado em rodovia e se negligencia a ferrovia, isso traz consequências.
Na UE-27, a repartição do transporte de passageiros pelos dois modos é, em média, 92,1% para a rodovia (82,8% de carros pessoais e 9,3% de autocarros) e 7,9% para a ferrovia. Em Portugal há apenas 5,5% de utilização de ferrovia.
Ao analisarmos o transporte de cargas, a realidade nacional é ainda mais diversa da realidade europeia. Enquanto na Europa se transporta 17,6% das cargas por ferrovia, 5,9% através de transporte fluvial e 76,5% de rodovia; em Portugal transporta-se 5,3% das cargas por ferrovia e 94,7% por rodovia, não havendo transporte fluvial. Não trouxesse isto problemas graves e não seria sequer assunto, mas esta predominância do transporte rodoviário é algo de muito grave, principalmente devido às questões ambientais, mas não só.
Fonte: Eurostat Yearbook, 2008
Nota: os dados são de 2004 para os passageiros e 2005 para as cargas.