É interessante olhar para alguns dados estatísticos que fundamentam a tese do post anterior.
Segundo o Eurostat, Portugal tem 3% do total de quilómetros de estradas da Europa dos 27, o que, atendendo à dimensão do país, é um número assombroso. Para cada 100.000 habitantes, há 22 quilómetros de estradas, o que nos dá um confortável 5º lugar neste indicador. Se atendermos à dimensão geográfica, constatamos que Portugal tem 25 quilómetros de estradas por cada 1000 quilómetros quadrados, indicador no qual estamos em 7º lugar.
Já em relação à rede ferroviária, os números não são tão simpáticos assim. Na Europa dos 27 somos o segundo país com menos quilómetros de linhas férreas por cada 100.000 habitantes, tendo 27 enquanto a média é 45 . Do mesmo modo, em 1000 quilómetros quadrados, temos apenas 31 quilómetros de linhas férreas, quando a média europeia é 51 - somos o 8º pior. De toda a rede ferroviária, apenas 50% está electrificada, um valor dentro da média da união, mas atendendo à tão reduzida dimensão da rede e às tão grandes preocupações com a dependência energética, parece-me que o valor é francamente baixo.
Se é vontade dos partidos e dos economistas que se faça investimento público, pois muito bem, mas ao menos façam-no onde é preciso e não cubram o país de alcatrão desnecessário.
Fonte: Panorama of Transport, 2009
Nota: todos os dados apresentados no post são de 2005.