Aconteceu aquilo que mais se esperava no Reino Unido: o partido trabalhista obteve uma estrondosa derrota nas local elections de Inglaterra.
O sistema é um pouco complexo, pois dependendo da região, muda o tipo de organização política. Em Inglaterra há 27 Councils e 8 Unitary Authorities (sendo que as Scilly Iles são consideradas parte do Council de Cornwall). Facilitemos e, como são todos iguais no método eleitoral, consideremo-los todos Councils. Ainda falta apurar o resultado em Suffolk, que desde 2005 pertence aos conservadores, mas a vitória dos Tories já é assombrosa. Obtiveram maioria absoluta em 29 Councils e maiorias relativas em dois outros. Os Liberais Democratas obtiveram maioria absoluta apenas num Council - Bristol - e uma maioria relativa em Bedford. Os trabalhistas, até agora, não têm maiorias nem relativas nem absolutas.
A situação política no Reino Unido prepara-se para uma grande reviravolta. Depois de três mandatos trabalhistas, o país prepara-se para ser completamente dominado pelos conservadores. Muito pelo mérito de David Cameron e pela falta de competência de Gordon Brown. O escândalo dos desvios de dinheiros públicos da Câmara dos Comuns e as constantes demissões do governo trabalhista permitem antever um dos piores resultados do Labour das últimas décadas. Gordon Brown vive numa espécie de pântano guterrista e estes resultados nas local elections podem ser o corredor para a saída antecipada.