A máfia da blogosfera
14
Mai 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 13:55link do post | comentar

Quando acontece algo como o que aconteceu no Bairro da Bela Vista vem logo, a correr, que isto não é gente de andar devagar, um certo tipo de bem-pensante lusitano gritar, para o povo ouvir e, se não for muito incómodo, votar: Isto é um problema social, têm de se aumentar os apoios sociais. Que é um problema social ninguém nega, o que é importante aqui é que se pense se as políticas sociais, ou melhor, estas políticas sociais resolvem alguma coisa.

Tudo isto aconteceu, e não foi a primeira vez, num bairro social, com famílias que recebem Rendimento Social de Inserção e, claro, outros tipos de apoios sociais. Não se pode dizer, de todo, que o Estado já faz muito: não pagam casa, não pagam educação dos filhos, não pagam serviços de saúde e ainda recebem um rendimento mensal. Esqueçamos, será possível?, os ganhos ilícitos noutras actividades que não dá jeito que sejam conhecidas pelas autoridades. Ora, com todo este apoio estas situações acontecem, com todo este apoio estas situações, a alterar-se, pioraram e ainda há quem defenda um aumento dos apoios. Seria regar fogo com gasolina.

O problema destes bairros e desta população, quanto a mim, e sem querer entrar no preconceito porque cada caso é um caso, é o facto de, em primeiro lugar, os colocarem num lugar só, qual guetto, criando, invariavelmente, um foco de violência; e, em segundo lugar, lhes darem tantos apoios sem que haja qualquer contrapartida, qualquer esforço para mudar de vida. Reparem, se nos dessem o suficiente para viver com um mínimo de conforto, e sabendo nós que ao trabalhar dificilmente ganharíamos uma grande diferença, trabalharíamos?


arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar