A máfia da blogosfera
22
Abr 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 18:52link do post | comentar

É perfeitamente aceitável que uma sociedade imponha que os seus jovens tenham um determinado grau de educação. Os jovens não são independentes, as suas vidas dependem da vontade das suas famílias e se existe um consenso quanto à importância dos estudos, então todos os jovens devem tê-los, tal como têm alimentação.

No entanto, considero o alargamento do ensino obrigatório para os 18 anos extremamente incoerente. No nosso país, a partir dos 16 anos é possível trabalhar e ser responsabilizado pelos actos cometidos. Ora, o grau de responsabilização que a sociedade dá a um jovem de 16 anos é incompatível com este paternalismo que exige que esse mesmo jovem tenha de estudar. Das duas, uma: ou bem que consideramos que os jovens são irresponsáveis até aos 18 anos e ilegalizamos o trabalho abaixo desta idade e deixamos de os poder responsabilizar pelos actos cometidos, ou tomamos consciência que com 16 anos um jovem já pode, aliás deve, ter um grau de responsabilidade suficiente para que, juntamente com as famílias e a escola, possa decidir quanto à escolaridade que quer ter. Doutores à força não desenvolvem um país. No máximo dão maus primeiros-ministros.

OBRIGAR jovens de 18 anos a um diploma cada vez mais vigarizado, formalístico, instantâneo soa a inconstitucional, demagógico e fascistante pelo paradoxo de obrigar quem é legalmente livre. Parece popularuchante, mas é cretino (se me permites endurecer a adjectivação só desta vez).

Não haverá imaginação para mais?!

Por exemplo, como valer a famílias como a minha, com dois desempregados e dois dependentes bebés, os quatro a rastejar penosamente a cada mês com 271 euros desde há dois anos?! Nom ha i mais equidade, demagógicos senhores equinos?
PALAVROSSAVRVS REX a 22 de Abril de 2009 às 19:28

Tiago,

Por estranho que pareça entre nós, gostei. Não concordo com permissas de base nem com conclusões, mas é um argumento sólido que merece ser discutido.
Para mim, a opção é claramente outra como deixei aqui: http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/04/reflexoes-sobre-bondade-da-elevacao-da.html (apaga o link se achares spam). Mas são duas visões alternativas que podem permitir uma discussão interessante.
Fica o desafio.
Carlos Santos
Carlos Santos a 23 de Abril de 2009 às 15:02

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar