A máfia da blogosfera
10
Abr 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 19:26link do post | comentar

Alguns personagens afirmam à boca cheia que “todo o ser humano tem direito ao trabalho”, alguns, que primam pela redundância, acrescentam no fim “com direitos”, mas estes vou esquecer. A afirmação é bonita, como bonitas são tantas outras provenientes da boca das pessoas que a fazem, mas terá realmente fundamento?

O que significa ter direito a algo? Um direito é, simplesmente, uma vontade de um indivíduo que implica uma obrigação por parte de outro ou outros e cujo fundamento lhe dá legitimidade. Por exemplo, temos o direito à vida, pelo facto de a prezarmos e pelo facto de todos aceitarmos esse direito como tal; assim, todas as pessoas têm a obrigação de não me matar. Vamos aplicar isto ao trabalho. Eu quero ter um emprego remunerado, por isso, afirmo que tenho direito a tal. Mas para eu ter direito a um emprego remunerado, tem de haver alguém com a obrigação de mo dar. Haverá indivíduo ou grupo de indivíduos que tenha obrigação moral de me arranjar um trabalho? Não. É óbvio que não. Levemos a afirmação ao limite e imaginemos que todos exigíamos um trabalho remunerado a alguém. Quem seria o empregador?
Não existe, como é evidente, um direito ao trabalho. No entanto, pelo romantismo e beleza da afirmação ainda há quem a apregoe e ainda há quem a assimile, acriticamente, como certa. É só mais uma.
Tag:

Está a ver? E depois sou eu...

Faz aqui uma afirmação baseado numa premissa:

Alguns personagens afirmam à boca cheia que “todo o ser humano tem direito ao trabalho""

Só por curiosidade fiz uma busca no google: zero resultados. Nenhum personagem que escreva na net escreveu, de acordo com o google, "todo o ser humano tem direito ao trabalho".

Fui generoso e procurei apenas "direito ao trabalho" e apareceu-me apenas um resultado, de um site brasileiro.

É por estas e por outras....

Explore outro conceito: o direito à dignidade. Acha que existe?
l.rodrigues a 10 de Abril de 2009 às 20:07

as omissões são desgraçadas. é que o site que encontrou é um site que transcreve precisamente o 23º artigo da declaração universal dos direitos humanos.

é preciso dizer mais alguma coisa?

"Everyone has the right to work, to free choice of employment, to just and favourable conditions of work and to protection against unemployment."

da declaração universal dos direitos do homem

"right to work" dá mais hits no google :)
Não diz nada de haver gente obrigada a dar trabalho, apenas consagra a liberdade de escolher, e de esse trabalho dar condições justas e dignas.

l.rodrigues a 10 de Abril de 2009 às 20:39

A minha pesquisa no Google devolve 167000 resultados para "direito ao trabalho", sendo uma delas na Declaração Universal dos Direitos do Homem...
Há lá com cada falta de honestidade...
André Vilhena a 11 de Abril de 2009 às 10:57

Resultados 1 - 10 de cerca de 15.100.000 para direito ao trabalho. (0,26 segundos)
(copy/paste)

Destes resultados apenas o primeiro contém a formulação "direito ao trabalho", sendo os restantes direito DO trabalho e variações que, concordará, não contêm o mesmo significado. De que desonestidade fala?

Resultados 1 - 10 de cerca de 170.000 para "direito ao trabalho". (0,28 segundos).

Experimente lá colocar umas aspas: "direito ao trabalho" no Google.

Peço desculpa, que afinal não era desonestidade...
André Vilhena a 12 de Abril de 2009 às 09:57

Se calhar deve-lhe ter escapado que existe pelo menos mais uma formulação de "direito AO trabalho" nos seus 15.100.000 resultados (facto altamente compreensível pelo reduzido tempo para as ver todas) e que é justamente... o artigo 58 da Constituição da Republica Portuguesa. Muito a propósito diz o seu artigo 1: "1. Todos têm direito ao trabalho.".
André Vilhena a 12 de Abril de 2009 às 10:07

Então o Direito ao trabalho nã existe?
Daniel João Santos a 10 de Abril de 2009 às 22:10

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar