A máfia da blogosfera
07
Abr 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 11:45link do post | comentar

«Temos pouca cultura liberal entre nós. Liberal à moda antiga. Liberal, de liberdades, de autonomia, de independência e de individualismo. Queremos que a nossa opinião seja logo adoptada como a opinião; ou que a opinião dominante seja tão dominante que nem se dê ao trabalho de ir a debate. Temos medo de ficar do lado da opinião minoritária, do outro lado do poder – de onde vêm benefícios e vantagens. Tememos quem manda. O único horizonte de salvação é o Estado – para funcionários, para necessitados, mas também para empresários, que suplicam favores e facilidades. Por isso, o Estado tem sempre razão em nomes de todos nós («O Estado somos nós.»). Temos medo da palavra indivíduo – a maioria acha que o indivíduo (um luxo suspeito) não vale nada e que deve sujeitar-se ao colectivo, sacrificar-se em nome de todos. A nossa desgraça é precisamente essa.»

 

Francisco José Viegas, no Correio da Manhã


Então numa economia social-democrata, onde o mercado é vigiado e regulado pelo estado ou por organismo independentes, não permite a liberdade?

O Manuel está a confundir as coisas. O Liberalismo não se encerra da esfera económica. O verdadeiro Liberalismo está na sociedade, na forma como os indivíduos vivem. O mercado é um prolongamento de uma sociedade livre.

Estava só a antecipar-me... depois do liberal, acabariamos a discutir uma economia liberal...

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar