A máfia da blogosfera
16
Mar 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 18:29link do post | comentar

© Pete Souza

 

Quando Barack Obama surgiu, declarando-se candidato a Presidente dos Estados Unidos o mundo ficou vidrado. Um negro, de uma retórica exímia e uma capacidade de mobilização, muito provavelmente, sem precedentes iria liderar o mundo numa mudança, o seu lema. Era o messias, o salvador: aquele que ia pôr termo ao que tinha sido uma década de mal estar global e nos ia conduzir à Era Dourada, fosse isso o que fosse.

Agora a virgem perdeu o encanto. Mesmo eu, que nunca fui de delirar com os discursos que a outros levavam ao rubro, quando vejo o quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos em funções, numa secretária  e não num púlpito, sinto que não vejo a mesma pessoa. A verdade é que Barack Obama tem (tinha?) um projecto bastante romântico, lindo de se ouvir: uma sociedade justa e igual em oportunidades na América, uma sociedade como todos queremos em todas as partes do mundo. No entanto, e a meu ver sinceramente, isso é tudo o que ele tem: uma vontade. E isso meus amigos, isso só não chega.


Ainda agora começou e já apresentou umas belíssimas medidas...

E olha que a herança de Bush é muito pesada.
Daniel João Santos a 16 de Março de 2009 às 20:12

a popularidade dele na américa está a cair a pique.

diz-me lá uma medida que tenha sido assim tão fantastica... mandar mais tropa para o afeganistao?

Acabar com Guantanamo. alterar o estatuto dos detidos lá.

A aposta nas energias limpas, na educação.

Um mudança no olhar sobre alguns conflitos e regimes do mundo.


1. Acabar com Guantánamo, para além de não ser ainda líquido, era uma coisa mais que óbvia: não há uma mudança de mentalidade, há a aplicação da mentalidade que existia - ninguém, para além do bush e de meia dúzia de parolos texanos, era a favor de guantánamo.

2. a aposta nas energias limpas é uma boa ideia, sim senhor. mas nada messiânico: já é uma realidade um pouco por todo o mundo.

3. a aposta na educação vai ser uma miséria: a américa prepara-se para ter um sistema educativo igual ao nosso.

4. mudança de olhar sobre os conflitos? até o Jon Stewart do Daily Show, um dos seus grandes apoiantes na campanha, já gozou com a forma como Obama está a tratar da diplomacia. algumas das posições são muito... bem... Bush.

durante a campanha sempre achei que o Obama ia ser um flop. só "torci" por ele por causa da fanática Pallin...

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar