A máfia da blogosfera
13
Mar 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 21:05link do post

Que os sindicatos em Portugal não funcionam, todos sabemos e esta manifestação de hoje, por mais paradoxal que possa parecer, é prova disso.

Não cabe a um bom sidicato fazer política, não é esse o seu objectivo. Não cabe a um sindicato "lutar" contra a privatização de serviços ou contra qualquer outro tipo de política. Já existem organizações a fazê-lo, chamam-se "partidos". O objectivo de um bom sindicato, como há em bastantes outros países, deveria ser o de funcionar como "advogado" num processo de contratação: um trabalhador tinha um sindicalista a quem pagava 1% do ordenado e esse sindicalista, qual consultor, ajudava o trabalhador a obter o melhor trabalho e as melhores condições (até porque o ganho do profissional seria o seu ganho). Isto, obviamente, seria personalizado: nem todos os trabalhadores são iguais, como tal, não podem ser encaminhados para os mesmos trabalhos nem têm a mesma capacidade negocial. No entanto, os sindicatos portugueses insistem na massificação: vivam os contratos colectivos (e os despedimentos colectivos, já agora), vivam os aumentos generalizados quer a produtividade seja alta ou seja baixa, pois de cada um conforme as suas possibilidades e a cada um conforme as suas necessidades. E a podridão continua, os pobres continuam pobres e o Carvalho da Silva continua na televisão. Viva.


Tirando os sindicatos e as "figuras" a esticar o pescoço, numa tentativa de aparecer na televisão, foi um boa manifestação.
Daniel João Santos a 13 de Março de 2009 às 21:40

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar