A máfia da blogosfera
09
Ago 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 21:29link do post

Há quase vinte anos que a Ossétia do Sul é um problema. Ficando a pertencer à Geórgia depois do desmembramento da URSS, manteve sempre uma posição pró-Rússia. No seguimento da guerra de 91-92 proclamou uma independência unilateral (à semelhança da do Kosovo) que nunca foi aceite pela Geórgia.
Mas estas pretensões separatistas não eram o único problema, havia outro e bastante grande: a Rússia. Depois do desmembramento, a Rússia sempre ambicionou recuperar aquele território e fez bastante por isso, basta dizer que a moeda em circulação na Ossétia do Sul é o rublo e uma boa parte da população tem nacionalidade russa.
Ao longo de todos estes anos aquele território permaneceu assim: um país para quem lá morava, uma província para a Geórgia. Até agora.
A Geórgia invadiu a Ossétia do Sul, entrando numa guerra que nunca poderá ganhar dada a participação russa em defesa da Ossétia. Um rato contra uma montanha.
Para ser sincero, o que mais me assusta não é a própria Ossétia e para quem vai: Geórgia ou Rússia. O que me assusta é que a História se repita: como todos sabem, a Primeira Guerra Mundial começou por um simples incidente na Sérvia.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar