A máfia da blogosfera
10
Set 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 18:21link do post
Não tenho escrito aqui sobre as eleições americanas porque não tenho estado muito atento aos discursos e às ideias. Mas com o que tenho lido na blogosfera e imprensa, já posso ter algumas ideias. Nesta eleição para o presidente dos EUA não se vai eleger o melhor, vai eleger-se o menos mau.
Barack Obama, esse fenómeno mediático, popular entre os berlinenses, é um messias para a social-democracia europeia: quer aumentar o peso do estado, aumentar o sistema de saúde, aumentar os impostos, aumentar o sistema educativo, aumentar a distribuição de riqueza (tirando boa parte dos rendimentos à classe média, diga-se). Quer simplesmente criar um paraíso europeu no Novo Mundo, coisa que não acredito que vá resultar: a América é mãe e filha do Liberalismo, só sabe existir assim. Aumentar o peso do estado naquela terra poderá trazer sérios problemas.
John McCain, por seu lado, é um americano às direitas: católico, defensor de um estado pequeno e da missão americana para libertar o mundo dos ditadores. Eu até era capaz de acreditar em John McCain se estivesse sozinho ou com uma outra pessoa, no entanto, escolheu Sarah Palin: uma religiosa fanática, que diz que a guerra do Iraque é uma guerra santa, que defende a aprendizagem da "teoria" criacionista nas escolas públicas e outras tantas coisas. Para além disto é pró-armas e cheia de ideias beligerantes, o que vai muito de encontro àqueles líderes islâmicos que tanto criticamos.
No meio disto tudo, vejo-me obrigado a apoiar Obama (sei que ele agradece). Antes uma América europeia durante quatro anos que um mundo destruído em quatro anos.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar