A máfia da blogosfera
14
Ago 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 19:17link do post | comentar

Mudei o título da "série blogosférica" que tenho escrito sobre o conflito no Cáucaso. Esta mudança deve-se a uma coisa muito simples: já ninguém quer saber da Ossétia e da Geórgia, o que interessa agora é a Rússia e os EUA.
Nos últimos anos estas duas potências têm tido uma relação quase saudável, apesar das notórias diferenças, eram capazes de coexistir sem grandes alvoroços. O conflito do Cáucaso veio alterar tudo. Uma guerra entre dois peões caucasianos veio comprometer a estabilidade internacional opondo o rei e a rainha.
Uma intervenção armada contra a Rússia, dúvido que os EUA façam: as duas guerras em que estão já os deixa bastante fragilizados. Mas, isto não invalida que se volte a sentir um clima de Guerra Fria (expressão imortalizada por Carl Sagan) nesta nossa bola azul a que chamamos paradoxalmente Terra. O problema é que as consequências de um aquecimento de uma Guerra Fria são infinitamente maiores que as da anterior. A humanidade tem actualmente ao seu dispor armamento suficiente para destruir o planeta algumas vezes se quiser, poder esse que deixou de estar concentrado em dois países, agora está espalhado*. Esperemos que tudo isto acabe depressa.

*obrigado pela dica Al Kantara

Caro Tiago, capacidade para destruir o planeta várias vezes, já existe desde os anos sessenta do século passado. O que não nos deve deixar mais tranquilos nem menos nervosos. É que, apesar de tudo, parece-me que a qualidade dos líderes com poder nuclear se deteriorou gravemente, para além de já não serem só dois...
Al Kantara a 14 de Agosto de 2008 às 20:21

exacto, esse é mais um dado a juntar à coisa. qualquer estadozeco tem duas ou três ogivas prontas pa serem usadas
Tiago Moreira Ramalho a 14 de Agosto de 2008 às 20:29

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar