A máfia da blogosfera
31
Jul 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 10:55link do post | comentar

Acrescente-se uma coisa a este texto. É curioso como o João Galamba diz que «a direita tende a concordar com Hobbes, que tem uma visão sombria e pessimista da existência humana e que desvaloriza a dimensão criativa do debate democrático.» É curioso porque coloca a «Direita» como uma fiel devota de Hobbes e não coloca a «Esquerda» como uma fiel devota de Rousseau ou Marx. Isso deve ser porque a «Esquerda» evoluiu e até se tornou democrática!, enquanto a «Direita» ficou como era há duzentos anos atrás, igualzinha. Mas, João, temo que a avaliação pessimista do ser humano esteja mais presente na «Esquerda» (aqui falo dos socialistas, claro) do que na «Direita» (onde se costumam colocar conservadores e liberais). É que a primeira vê-se obrigada a impor ao homem que faça bem a si próprio (até o proíbe de comer pão com sal, que faz mal), enquanto a segunda deixa o homem viver como quer, atribuindo-lhe um grau de liberdade e independência que a «Esquerda» não tolera. Estaremos confusos?

 

(editei este texto, porque estava factualmente enganado na primeira edição. Hobbes não esteve na génese da Esquerda quando se criou o conceito. obrigado ao Miguel Madeira)


Hobbes defendeu no Leviatã que só os regimes totalitários podem dar certo, devido à má natureza humana. Ora isto não é muito diferente das ditaduras socialistas que impõem simplesmente aquilo que acham que os humanos deviam fazer.

A vontade geral não é de Hobbes é de Rousseau. Foi só para efeito...

Talvez haja uma diferença substancial e que desprezei quando escrevi o post (agora que se dane) é que Hobbes era muito inclinadinho para a nobreza e clero. Isso não é muito esquerda, realmente... Mas o tipo de regime que defende é, na forma, semelhante.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar