A máfia da blogosfera
14
Jul 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 16:36link do post

Não querendo parecer fundamentalista, parece-me que a única heresia possível será a de pedir um retorno ao passado. Não é muito progressista na aparência. Mas só se regressarmos ao passado, reduzindo o poder estatal, criando contrapesos e freios e clamando mais liberdade individual é que poderemos progredir. Hoje, pedir isso em países como o nosso, é coisa para fogueira.


Qual passado?

Não me parece que em termos de liberdade individual (e ainda é pouca) existe na nossa história maior do que a que usufruimos agora.

Quanto ao poder estatal, não me parece minimamente relevante, a diminuição é de outro poder, o poder instalado.
Stran a 14 de Julho de 2009 às 16:55

Estou a falar de um passado global no ocidente. Não estou preso a Portugal neste post em particular. Nem tão-pouco o está o texto que linko.

Fui "traido" pela tua ultima frase. Pensei que te estavas a referir ao nosso país em particular.

Quanto à heresia de um regresso ao passado, não me parece nem heresia nem progressista. Primeiro porque foi algo que durante os ultimos anos foi feito ou pelo menos tentado (principalmente na questão do peso do Estado).
Depois porque não vai contra as mentes actuais.






Stran a 14 de Julho de 2009 às 17:20

Stran,

Não me vais dizer seguramente que tem sido experimentado o recuo no peso do Estado. É que nunca os Estados pesaram tanto como agora! O Estado portugues pesa 50% da economia.

Vai contra as mentes actuais sim. A partir do momento em que liberal é utilizado como termo ofensivo no debate público, vai contra.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar