A máfia da blogosfera
25
Jun 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 11:11link do post | comentar

Sobre a compra de 30% do capital da Media Capital por parte da PT há alguns factos que não são do conhecimento geral. Em primeiro lugar, o Estado português tem 500 golden shares na PT o que o torna, na prática, o accionista mais importante - já houve pressões da União Europeia para que o governo, este governo, abrisse mão das acções, mas não tem havido resposta à solicitação - pergunto-me como andarão as sanções. Como tal, É impossível que seja tomada uma decisão como a de comprar 30% de uma outra empresa, com um custo aproximado de 150 milhões de euros, sem que o mais importante accionista o saiba. Para além disso, quando uma empresa compra mais de 10% das acções de outra empresa, a CMVM - órgão público - tem de ser informada sobre o negócio. Se José Sócrates não sabe é por incompetência e não por serem «coisas do mercado».

No seguimento do anúncio desta compra, no Parlamento, o CDS perguntou ao governo, mais precisamente a José Sócrates, o que tinha a dizer sobre esta compra - sem nunca falar de linhas editoriais - pergunta a que José Sócrates respondeu aos gritos, sim, aos gritos, perguntando à bancada do CDS se estava preocupada com uma eventual mudança de linha editorial. Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Quanto à compra em si, considero algo de muito perigoso. A questão é simples: temos duas estações de televisão públicas e duas privadas - há algum equilíbrio, apesar de não ser o desejável. Se a PT integrar 30% do capital da Media Capital (o restante pertence à Prisa, fortemente conotada como apoiante do Partido Socialista espanhol), o Estado português, e, portanto, o governo português, ficam com uma influência desmesurada na estação de televisão. Significa que, se já temos duas estações públicas - passíveis de sofrer pressões de qualquer partido de governo - ficaremos com uma estação privada na qual se mexem demasiados cordelinhos. É muito perigoso para a democracia que haja três televisões em quatro com controlo central.


O Sócrates não vê televisão, é por isso que nunca sabe de nada.
Ana Campos a 25 de Junho de 2009 às 13:57

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar