A máfia da blogosfera
18
Jun 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 10:40link do post | comentar

Joaquim Sá Couto escreve que o facto de existir determinismo material não implica um determinismo espiritual, mental. Significa isto que espiritualmente temos livre-arbítrio. Dou por mim a perguntar, então, o que é o «espírito», a «mente», senão produtos do nosso cérebro, coisa material, com eventos determinados por acções passadas.

Tag:

Boa questão Tiago.
Como diria Dan Dennett: "Eu acredito na alma, mas ela é feita de pequenos robots".

l.rodrigues a 18 de Junho de 2009 às 10:53

Eu não diria que a nossa mente é material (no sentido óbvio de que elementos com descrição matemática precisa, como fotões, não têm propriedades materiais como a massa, por exemplo).

Mas concordo que a mente é produto de eventos materiais e que tudo nela pode ser matematicamente descrito, o que possibilitaria, pelo menos em princípio, um determinismo absoluto.

Note que isto não invalida o livre arbítrio. O livre arbítrio é apenas a capacidade de decidirmos de acordo com o nosso próprio determinismo. Eu decido com base no que quero, sendo que o modelo que subjaz a esta decisão está previamente determinado.

Claro, é um assunto fascinante.

PR a 19 de Junho de 2009 às 20:18

É, para mim, um dos assuntos mais fascinantes da Filosofia, honestamente.

Também para mim. Na verdade, foi o que me fez gostar de filosofia. Isso e metafísica, outro grande tema.

Quanto ao livre-arbítrio em particular, estive há uns tempos para escrever um post sobre isso, mas encontrei outro que explica tudo o que que penso de forma bem mais clara do que eu conseguiria. Se quiser dar lá um pulo, deixo o link:

http://ktreta.blogspot.com/2007/05/de-livre-vontade.html
PR a 19 de Junho de 2009 às 20:23

Tenho uma relação estranha com o Que Treta!

Apesar de discordar de muita coisa que por lá se escreve, gosto muito de ler. O problema é que o Ludwig escreve muito e não consigo acompanhar. A shame. De qualquer modo, já meti o texto nos favoritos. Obrigado.

Todo o nosso pensamento e conhecimento tem uma base necessariamente material. Sem cérebro e o que nele gravita não há «mente».
Pedro Morgado a 20 de Junho de 2009 às 00:21

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar