A máfia da blogosfera
11
Mai 09
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 22:10link do post | comentar

Acho que há poucas coisas mais reveladoras da personalidade de cada um que a assunção do erro e a predisposição para a mudança. Amamos as nossas convicções, disse-me uma vez uma amiga. E é verdade. Mas é também verdade que não raras vezes nos enganamos e a emoção tem de dar lugar à razão. É disso exemplo o João de Brecht, que há uns meses publicou que tinha mudado drasticamente de posicionamento político e que vem agora reiterar o que afirmou nessa altura. É bom de ver, eu próprio ao longo dos últimos meses, com alguma dificuldade, confesso, vi as minhas ideias passarem da social-democracia para o liberalismo, graças ao Hayek, que é brilhante a analisar isso da 'social-democracia'. Houvesse mais gente com a humildade necessária para mudar de opinião e teríamos um mundo melhor.


Tenho de confessar que passo pelo mesmo problema (ou pelo menos identico). Se à um ano não tinha problemas a afirmar a minha social-democracia, actualmente já é bastante mais dificil e estou cada vez mais próximo do liberalismo social.

Só tenho a duvida se sou eu que mudei tanto ou se pelo contrário, esta guinada que existiu à esquerda de todos os movimentos é que me fizeram mudar? Bem isso é algo para averiguar a longo prazo.
Stran a 12 de Maio de 2009 às 17:23

Stran,

São sempre processos complicados porque se trata de nos pormos em causa.

Já agora, diz-me, o que é o liberalismo social?

"Social liberalism is an ideology that champions positive liberty (liberty with government welfare), in contrast to the negative liberty (liberty without government welfare) supported by classical liberalism."

http://en.wikipedia.org/wiki/Social_liberalism

Julgo que este é a explicação mais simples desta ideologia.

Realmente são processos complicados, no entanto pessoalmente ainda é mais complicado pois eu não tenho propriamente convicções/dogmas politicos. Como cresci "longe" das ideologias; só à uns anos é que me comecei a interessar por me definir. Assim mais do que propriamente as questões tecnicas (deve ou não ser Estado a provedenciar X, por exemplo) os meus "dogmas" aparecem nos valores (liberdade, igualdade, etc...).

O que dificulta e muito uma correcta definição da "minha" corrente politica, embora ultimamente tenho ganho a convicção de que está mais perto do liberalismo social do que da social democracia que se defende actualmente.

Stran a 13 de Maio de 2009 às 12:37

Amigo Tiago,

Fico muito sensibilizado com com a simpatia e camaradagem (não associada a politiquices) que o Tiago demonstrou com este artigo, essas duas virtudes que são hoje também, a par da humildade, bens raros e "antiquados".
Tal como no seu caso com a social-democracia, à medida que explorava o marxismo "de fora para dentro", percebi o quão limitado era em termos políticos, verdades que julgava absolutas tornaram-se em meras suposições de uma realidade escrita pelo tal burguês.
Muito obrigado Tiago!
Boa sorte com a mudança!
João de Brecht a 12 de Maio de 2009 às 20:01

Ora, João, há que notar sempre os bons exemplos. Não tem, portanto, de quê. :)

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar