A máfia da blogosfera
12
Jun 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 16:19link do post | comentar
Bernardino Soares propôs hoje, no debate quinzenal da Assembleia da República, um imposto extraordinário que deveria ser aplicado às gasolineiras por estarem a ter lucros baseados na especulação. A ideia é interessante, dada a quase imoralidade do que as gasolineiras estão a fazer, no entanto, inconcebível num Estado com uma economia de mercado. Proibir as empresas de lucrar e de crescer é inconcebível! Os preços são ditados pela procura, se não houvesse tanta gente a adquirir combustíveis, seguramente os preços não seriam tão elevados! O problema é que os consumidores não param de adquirir combustíveis, o que faz com que quem vende veja uma possibilidade para ganhar mais dinheiro.
O grande problema disto é o facto de não existir alternativa, fizemos a cama em que nos estamos a deitar actualmente, ao sermos escravos do petróleo, nada funciona sem ele: os transportes, a indústria, a agricultura e toda a actividade económica em geral. A única solução é uma busca de alternativa, a qual me parece economicamente mais e mais sustentada pelos preços exurbitantes do petróleo.
Por ora, dada a dificuldade da reconversão imediata para outras fontes, há que estimular a concorrência no mercado dos combustíveis. Gostava de desafiar as pequenas gasolineiras (incluindo a Repsol) a praticarem preços realmente competitivos e aumentarem a sua quota de mercado enquanto a Galp e a BP caem a pique!

Será que o BS foi buscar essa ideia à Venezuela? Irão? China?Angola? Zimbabwé?
Mistério.
osátiro a 13 de Junho de 2008 às 02:28

Pois eu, não estando de acordo com novo imposto especial, sugeria apenas que se cumprisse a lei e multasse de forma dissuasora (isto é, a doer, de forma a que o crime não compense)as práticas de concertação de preços características dos cartéis que só a autoridade da concorrência não consegue provar...
Al Kantara a 13 de Junho de 2008 às 15:22

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar