A máfia da blogosfera
10
Set 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 18:21link do post | comentar
Não tenho escrito aqui sobre as eleições americanas porque não tenho estado muito atento aos discursos e às ideias. Mas com o que tenho lido na blogosfera e imprensa, já posso ter algumas ideias. Nesta eleição para o presidente dos EUA não se vai eleger o melhor, vai eleger-se o menos mau.
Barack Obama, esse fenómeno mediático, popular entre os berlinenses, é um messias para a social-democracia europeia: quer aumentar o peso do estado, aumentar o sistema de saúde, aumentar os impostos, aumentar o sistema educativo, aumentar a distribuição de riqueza (tirando boa parte dos rendimentos à classe média, diga-se). Quer simplesmente criar um paraíso europeu no Novo Mundo, coisa que não acredito que vá resultar: a América é mãe e filha do Liberalismo, só sabe existir assim. Aumentar o peso do estado naquela terra poderá trazer sérios problemas.
John McCain, por seu lado, é um americano às direitas: católico, defensor de um estado pequeno e da missão americana para libertar o mundo dos ditadores. Eu até era capaz de acreditar em John McCain se estivesse sozinho ou com uma outra pessoa, no entanto, escolheu Sarah Palin: uma religiosa fanática, que diz que a guerra do Iraque é uma guerra santa, que defende a aprendizagem da "teoria" criacionista nas escolas públicas e outras tantas coisas. Para além disto é pró-armas e cheia de ideias beligerantes, o que vai muito de encontro àqueles líderes islâmicos que tanto criticamos.
No meio disto tudo, vejo-me obrigado a apoiar Obama (sei que ele agradece). Antes uma América europeia durante quatro anos que um mundo destruído em quatro anos.

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar