A máfia da blogosfera
20
Jun 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 08:49link do post | comentar
Isto é impressionante. Há uma meia dúzia de coisas que faz os portugueses exaltarem sangue, suor e lágrimas. Uma é o futebol. Já foi. Outra são os exames nacionais. Ainda cá estão.

Há uns tempos, no Quarta República, houve uma pequena discussão sobre o assunto sobre os "especialistas" que dizem que os exames são a pior coisa que há para as mentes jovens (aqui). Quartos desarrumados, stress constante. Conversa! Os exames são necessários e importantes, até para haver justiça nos acessos à faculdade e para que os estudantes possam provar aquilo que sabem. Mas nem tudo são rosas.

Hoje a crónica do Carlos Fiolhais (disponível aqui) só fala do facilitismo dos exames. Os alunos, ao que parece, fazem um exame nacional com uma perna as costas e as mãos atadas! Rídiculo! Porque é que os intelectuais gostam tanto de ser radicais? Os exames nacionais não são fáceis! Isso é conversa de quem não os faz... Caros professores doutores extremamente empenhados em assuntos da educação e em desvalorizar aquilo que é um exame nacional, os exames são bastante tramados, por vezes. Se calhar para um tipo de 10, 11 ou 12 é facílimo manter ou até subir, mas para os 17, 18, 19 é dificílimo! Os critérios de classificação por vezes estragam completamente a nota de um aluno brilhante que fica com o acesso comprometido por causa de picuinhices!

Vamos lá pensar um bocadinho antes de andar para aí a dizer disparates!

Peço-lhe que olhe com atenção para o exame de Matemática do 9º ano. É um insulto desavergonhado a quem trabalha com seriedade. E um atestado de imbeciilidade aos alunos portugueses.

Creio que com facilidade concordará comigo. E é disto que se fala.
Fernando a 20 de Junho de 2008 às 12:23

Eu refiro me aos exames de secundário. Na minha opinião esses são os realmente importantes. Se os exames de 9º são fáceis, também acho, mas também não se pode exigir demais a miudos nos seus 14 anitos
Tiago Moreira Ramalho a 20 de Junho de 2008 às 12:31

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar