A máfia da blogosfera
18
Set 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 17:18link do post | comentar
A Rússia dos anos 90 era uma Rússia que se abria ao mundo. Depois de décadas de uma ditadura comunista e de uma economia planificada e completamente fechada (razão pela qual não sofreu com o crash de 29, por exemplo), era tempo de aquela grande potência se abrir e se tornar mais "ocidental". O período da Guerra Fria estava terminado com a URSS desmontada e o Muro de Berlim derrubado.
Nos últimos anos, aqueles que eram os grandes apoios da Rússia, as nações-satélite, começaram a aliar-se ao inimigo, entrando para a NATO e para a União Europeia, o que foi deixando a Rússia com cada vez menos margem de manobra, motivo da perda de estatudo de superpotência deste vasto território. Apesar disso, a Rússia dos últimos anos, ou melhor, a Rússia de Putin, porta-se como se da URSS de Estaline se tratasse. Não são poucos os casos que o demonstram e basta olhar para a recente invasão da Geórgia (país muito próximo dos EUA) e para a instalação de armamento na Venezuela de Chavez. Não sei onde é que a Rússia quer ir, mas Condeleeza Rice parece ter razão ao dizer que esta está encaminhada «para o isolamento e à irrelevância».

A Rice quase teria razão se não existissem oleodutos nem gaz natural no planeta...
Al Kantara a 18 de Setembro de 2008 às 21:08

SE TE CERCASSEM O QUINTAL Q FARIAS ?
A RUSSIA ESTA A SER CERCADA DE TODO LADO POR ISSO ESTREBUCHA
O IRAUQE NAO E PARECIDO COM A GEORGIA?
E O AFEGANISTÃO?
E AS ABERTURAS DA NATO. ,
ORA BOLAS E O KOSOVO?
JOAO COSTA
Costa a 19 de Setembro de 2008 às 03:53

A Rússia economicamente é irrelevante. Não produz nada que interesse ao Mundo a não ser o que tira do chão. Apenas conta pela enorme quantidade de armamento que suplantou o Ocidente. Isso fez-se às custas dos trabalhadores explorados até ao tutano pela burguesia bolchevique.
A paranóia do cerco deve-se a uma má consciência.
Anónimo a 20 de Setembro de 2008 às 11:53

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar