A máfia da blogosfera
05
Out 08
publicado por Tiago Moreira Ramalho, às 14:03link do post | comentar
Eu começo a achar que aqueles que supostamente decidem os destinos do mundo pensam que estão num jogo, um jogo tipo Capitalismo ou coisa parecida. Eis uma novidade: não, não estão.
O plano Paulson é um maravilhoso exemplo desta falta de análise a priori. O que tem acontecido é tão-só o resultado de uma falha de mercado: os bancos estavam a arriscar demais, pois tinham sempre o estado protector pronto para os salvar no momento do aperto. Esta ideia de se poder arriscar à vontade fez com que os bancos dessem créditos sem qualquer horizonte de retorno e que se criasse, primeiro uma crise de subprime e depois uma crise em toda a Wall Street. A pior coisa que o estado pode fazer agora é dar fundamento à ideia que originou tudo isto: a de que o estado está lá para salvar os bancos que se atiram em queda-livre para a falência. O que iria acontecer sem este plano Paulson seria uma espécie de "purga", isto é, os bancos "doentes" iriam acabar para dar lugar a novos bancos que iriam saber que o excesso de risco é verdadeiramente arriscado. Agora o que vai acontecer é adiar-se indefinidamente o inevitável. E podem ter a certeza que quando esse "inevitável" acontecer, as consequências serão muito maiores que as que sairiam da crise actual.
Pela Europa, esta sombra dos EUA, quer-se fazer o mesmo, valha-nos a Alemanha que sempre é o contrapeso nestas loucuras destes supostos economistas. A Europa sofre cada vez mais uma crise de identidade, querendo copiar os EUA até nas crises. Valha-nos S. Durão!

Um dia destes começo a guardar o dinheiro por baixo do colchão...
Maria Manuela a 5 de Outubro de 2008 às 15:37

arquivo do blogue
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar